Saiba as novidades do mundo sobre duas rodas

Full width home advertisement

Acontece

Lançamentos

Mais

Test Ride

Post Page Advertisement [Top]

Nova Neo 125 vem com um pacote de benefícios como assistência 24 horas Yamaha e seguro
por R$ 600 sem análise de perfil 





















Por Jorge Massarolo

Em tempos de dinheiro curto e gasolina cada vez mais cara, ter um veículo que possa te transportar de maneira eficiente e com baixo custo é uma “mão na roda”. A Nova Neo 125, lançada em outubro pela Yamaha, configura-se como uma opção econômica e agradável para enfrentar esta crise. Além de ser ágil no trânsito e muito fácil de pilotar, a scooter fez 44,6 quilômetros com um litro de gasolina durante avaliação realizada pelo Correio. Isto é, você vai gastar menos de R$ 15,00 para encher o tanque de 4,2 litros com gasolina, e rodar em torno de 170 quilômetros.

E não é só isso, a Nova Neo 125 vem com alguns mimos que agradam o piloto e facilitam muito a vida no trânsito pesado das cidades, como câmbio automático CVT, freios UBS e assistência 24 horas Yamaha. Esta cobertura garante, pelo período de 12 meses, serviços como: reboque, socorro mecânico, chaveiro, troca de pneus, pane seca, hospedagem, táxi e despachante. Além disso, oferece a possibilidade de renovação após esse período. Também fazem parte do pacote de benefícios a revisão a preço fixo até 30 mil quilômetros e o seguro por R$ 600,00, sem análise de perfil.

Scooter da Yamaha é leve, ágil e prática, ideal para uso urbano, com grande autonomia

É um marketing agressivo da Yamaha para abrir espaço no mercado liderado pela Honda Biz 125. E para deixar o comprador ainda mais tentado, a montadora oferece em seu site uma ferramenta  onde é possível comparar desde preço até detalhes técnicos entre Neo, Biz e Suzuki Burgman i. A Neo 125 chega às concessionárias com o preço básico de R$ 7.990,00, sem contar o frete.

A Nova Neo veio preencher a lacuna deixada pela Neo 115, comercializada entre 2004 e 2012. Mas, como diz o nome, ela é totalmente nova. A começar pelo design futurístico, que transmite um visual “invocado”. E o melhor de tudo é que ela é prática e fácil de pilotar. Basta ligar o motor e sair acelerando que o câmbio automático faz o resto. A parada é mais fácil ainda, basta baixar o descanso lateral que o motor desliga automaticamente (auto-stop).


Mulheres


Yamaha estima que o público da Neo 125 será formado em 80% por novos motociclistas, sendo 60% mulheres




















A empresa aposta que seu público seja 80% formado por novos motociclistas, principalmente jovens, e que 60% sejam mulheres. A scooter também entra no perfil do público de “seis rodas”, aquele que já possui um automóvel, e sente falta de um veículo para um deslocamento rápido, tipo ir até o mercado buscar frutas. Vale também para quem tem motocicleta de maior cilindrada, mas que a usa somente no fim de semana ou em viagens.

Certamente, o público feminino vai se sentir muito à vontade ao pilotar a Nova Neo 125. Além do design charmoso, moderno e esportivo, ela é leve – (96kg ) –, tem apenas 775 centímetros de altura do assento em relação ao solo, os pés (sapatos e sandálias) ficam protegidos sobre a plataforma plana e tem dois porta objetos e uma alça para sacola no escudo frontal. Embaixo do banco fica um compartimento de 14 litros, suficiente para levar pacotes, compras ou um capacete aberto. A abertura é feita com um toque na chave de ignição. Por falar em assento, ele é confortável e feito com material antiderrapante, que segura motociclista e garupa em caso de frenagens mais severas.


Compartimento sob o banco abriga um capacete aberto, ou então, pequenas compras: bastante útil




















O painel é simples e conta com as principais funções: velocímetro analógico, hodômetro total, marcador do nível de combustível e a função ECO, que indica o momento de pilotagem mais econômica. A iluminação verde-claro é agradável e garante uma boa visualização noturna.

Painel tem o básico para o piloto: falta temporizador de seta

Seria interessante se a scooter viesse com um dispositivo que desligasse automaticamente os indicadores de direção após alguns segundos acionados. É fácil esquecê-los ligados indicando uma direção incorreta. Ponto negativo para os retrovisores, que dificultam a visualização de quem está exatamente atrás. Em uma moto de uso urbano esse cuidado é essencial.  

Conjunto



O conjunto de iluminação é formado por três faróis em LED, sendo dois em baixo, e um em alto. Eles formam um conjunto harmonioso, que diferencia a Neo das concorrentes e garante segurança ao dar maior visibilidade à scooter.

A Neo é equipada com a nova geração de motores compactos, com eficiência e economia de combustível. Para atingir essa equação, os engenheiros da Yamaha se concentraram em reduzir as perdas de potência, e melhorar a eficiência na queima da mistura ar/combustível e arrefecimento do motor. O motor de quatro tempos, injeção eletrônica de 125cc, desenvolve potência de 9,8cv a 8000rpm e torque máximo de 0,98kgf.m a 5.500rpm.

Esses números, somados à leveza da scooter proporcionam uma pilotagem ágil, retomadas eficientes e fáceis mudanças de direção, algo muito necessário no trânsito urbano. O novo câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) diminui muito o tempo entre aceleração e arrancada. Na saída de semáforos ela sai na frente de carros e motos e atinge facilmente 80km/h.  


Sistema  UBS combina acionamento dos freios
traseiro e dianteiro 

A segurança nas frenagens é garantida pelo freio dianteiro a disco de 200 milímetros e pelo freio a tambor traseiro (130 mm), e pelo sistema UBS (Unified Brake System), que distribui as frenagens dianteira (em 30%) e traseira em um único acionamento do manete esquerdo. Esse sistema permite mais estabilidade e eficiência e é ótimo para quem está iniciando em duas rodas.

Suspensão

A suspensão é formada de garfo telescópico dianteiro com curso de 90mm e a traseira com um só amortecedor de 80mm. As rodas são de 14 polegadas com pneus largos Metzeler Feel Free Front (traseiro 90/80 sem câmara e dianteiro 80/80 sem câmara). Mas, digamos, que em pista irregular o piloto vai sentir bastante solavancos e a suspensão dianteira chegar ao fim do curso em buracos ou pequenas valetas.

Na avaliação feita pelo Correio, a Nova Neo 125 surpreendeu pela leveza, facilidade de pilotar e boa economia de combustível. Na primeira abastecida mediu 40km/l já na segunda pulou para 43.7km/l e na quarta para 44,6km/l. Na quinta abastecida, depois de percorrer longos trechos em estrada a uma velocidade média de 80km/h, com picos de até 100km/h, a média caiu para 42,8km/l. Muito bom. Além disso, ela anda muito bem na estrada, mantendo boa estabilidade. Para o dia a dia urbano, é uma scooter charmosa, prática e agradável de pilotar.


Esportividade e beleza marcam a frente da Nova Neo 125


A Nova Neo 125 é comercializada nas cores Magma Red (Vermelho Metálico), Branco Cristal (Branco Metálico) e Matt Grey (Cinza Fosco).



 (foto montagem)






Um comentário:

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

Bottom Ad [Post Page]