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Fotos de Thiago Henrique



Experimentando a nova Tiger Explorer, da Triumph, nas curvas sinuosas de Morungaba. Na foto acima estou com a versão XCx (70.500,00), que  foi completamente remodelada e está chegando às concessionárias neste mês de julho. A versão XR custa R$ 58.500,00. Leia abaixo as informações da fabricante inglesa. A grande novidade do modelo XCx é o controle de suspensão que permite frear em curva sem que a roda derrape.

Todos os modelos da família são equipados com o mesmo motor tricilíndrico, exclusivo na categoria adventure, com 1.215 cc e 12 válvulas, capaz de desenvolver 139 cv de potência (a 9.300 rpm) e 123 Nm de torque (a 6.200 rpm). Para fazer um melhor uso desta potência, a nova Tiger Explorer possui embreagem hidráulica, com discos múltiplos e auxílio de torque (slip assist), evitando a fadiga do piloto.

Juntamente com a suspensão ajustável da Tiger Explorer XR, a versão XCx conta com o moderno Sistema de Suspensão Semi-Ativa da Triumph (TSAS, ou Triumph Semi Active Suspension), uma tecnologia inovadora que controla ativamente as configurações da suspensão WP. O sistema TSAS se adapta continuamente aos ajustes da suspensão, conforme a pilotagem, entregando melhor controle, conforto e experiência em qualquer superfície, gerenciando ativamente as configurações de amortecimento e as definições de pré-carga para que elas respondam automaticamente à superfície da estrada, velocidade, peso do piloto, carga útil e terreno.

O conjunto inclui garfos telescópicos WP de 48 mm com recuperação 2 ajustável e amortecimento por compressão que atingem o mais alto equilíbrio entre conforto e controle. O piloto pode selecionar o tipo de suspensão desejado para o seu passeio. O sistema TSAS oferece ao piloto a capacidade de escolher entre “road” e “offroad”, com diferentes configurações de pré-carga e amortecimento para cada condição de pilotagem. Adicionalmente, cada uma dessas configurações ainda possui nove diferentes etapas facilmente selecionáveis, que vão de “conforto” a “sport”.

Ambos os modelos possuem um câmbio especialmente desenvolvido para facilitar as viagens de longa distância, com uma relação de marchas longa, além de também proporcionar uma economia de combustível de 5% em relação ao modelo anterior. As novas Tiger Explorer XR e XCx ainda apresentam o benefício adicional de uma transmissão final por eixos e baixos custos de manutenção.

A motocicleta apresenta um novo sistema de escape que auxilia o desempenho do motor e também proporciona o clássico e imponente som que se espera de um motor Triumph de três cilindros. Seu chassi foi projetado para introduzir uma nova dinâmica à aventura de pilotar.

Para maximizar o nível de controle de frenagem, toda a linha conta, na dianteira, com dois discos oscilantes de 305 mm, monobloco Brembo de quatro pistões e fixação radial e, na traseira, com um disco único de 282 mm, com pinça deslizante de dois pistões.


Os novos modos de pilotagem oferecem a capacidade de configuração da moto em movimento para se adequar às condições de pilotagem através de um menu de fácil uso. Estes modos de pilotagem incorporam diferentes configurações para TSAS, freios ABS, controle de tração e mapas de aceleração, buscando o máximo controle, conforto e envolvimento do piloto. Um novo e sofisticado recurso do modelo, na versão XCx, é a Unidade de Medição de Inércia (IMU, ou Inertia Measurement Unit), que faz a medição contínua do comportamento da motocicleta e de seus movimentos, de acordo com a taxa de inclinação do piloto, esterçamento e aceleração vertical, longitudinal e lateral. Estas informações são processadas pela nova Unidade de Controle Central da Triumph Explorer (CCU, ou Chassis Control Unit), que oferece os dados relevantes ao sistema TSAS, através do qual ele otimiza continuamente as configurações de suspensão traseira.

Os dados 3 IMU são utilizados para otimização dos freios ABS e do controle de tração também em curvas, oferecendo ao piloto a melhor frenagem e controle da motocicleta em todos os ângulos (na versão XCx). O modelo de entrada XR dispõe de freios ABS multicanal e combinados pela dianteira e controle de tração, enquanto a Tiger Explorer XCx oferece, adicionalmente, de série, o recurso de otimizar o uso dos freios ABS e do controle de tração nas curvas, por meio do monitoramento do ângulo de inclinação nas curvas. Isso garante à moto uma excelente estabilidade, frenagem e controle, mesmo ao lidar com as curvas mais fechadas.

A nova Tiger Explorer oferece ao piloto a escolha de diferentes modos de pilotagem. São duas opções na versão XR (“road/estrada” e “rain/chuva”) e três na XCx (“road/estrada”, “rain/chuva” e “off-road”). A escolha permite ao piloto a seleção de um modo com vários parâmetros críticos de desempenho, ajustados para adequação às condições de estrada e de clima. A seleção pode ser feita de modo rápido e fácil, mesmo em movimento. Cada Modo de Pilotagem muda todo o mapa, os níveis dos freios ABS, o Controle de Tração e, na versão XCx, a configuração do amortecedor do sistema TSAS.

O visual do novo modelo, apesar de renovado, mantem a personalidade inconfundível de uma autêntica Tiger Explorer. Detalhes como os novos painéis junto ao tanque de combustível e as novas carenagens do radiador tornam essas linhas ainda mais marcantes. Os painéis também integram o para-lama dianteiro, ajudando a criar um novo design, moderno e mais “atlético”.

 A aparência geral é reforçada por tampas de motor pintadas, contrastando com as caixas de motor pretas. Mas o estilo da nova família é muito mais do que aparência. Tudo foi concebido para melhorar o desempenho da motocicleta e o conforto do condutor. Por exemplo: os painéis junto ao tanque de combustível melhoraram o desempenho aerodinâmico, ajudando na economia de combustível e tornando a viagem mais confortável para o piloto e o garupa. O duto que desempenha um papel marcante no visual dos painéis do tanque de combustível e também na carenagem do radiador foi criado para afastar o ar quente do piloto, ampliando seu conforto ao conduzir a moto.

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