Saiba as novidades do mundo sobre duas rodas

Full width home advertisement

Acontece

LanƧamentos

Mais

Test Ride

Post Page Advertisement [Top]




Por: Jorge Massarolo

Tudo o que o piloto deseja de uma motocicleta, alĆ©m de sentir o vento na cara e a sensaĆ§Ć£o de liberdade, Ć© conforto, estilo, robustez e alto desempenho. Pois a inglesa Triumph Tiger 800XCa, oferece tudo isso em um conjunto perfeito para uma grande aventura sobre duas rodas.

Fabricada em Manaus (AM) e lanƧada no paĆ­s em novembro do ano passado, modelo Ć© a versĆ£o mais sofisticada da linha Tiger e vem com um pacote completo de equipamentos, capaz de tornar qualquer aventura por estradas asfaltadas ou off-road ainda mais divertida e confortĆ”vel para piloto e garupa.

AlĆ©m de contar, de sĆ©rie, com todos os equipamentos disponĆ­veis nas demais motos da linha, a Tiger 800 XCa oferece importantes mimos, como aquecimento das manoplas e dos assentos do piloto e do passageiro, protetor de manopla, farĆ³is de neblina em LED, terceira tomada auxiliar de 12 V, suporte para fixaĆ§Ć£o de malas laterais, kit para GPS, cavalete central e piloto automĆ”tico.



Tudo isso impulsionado pelo potente motor de trĆŖs cilindros e 12 vĆ”lvulas de 800 cilindradas e 95 cv de potĆŖncia, que leva a mĆ”quina a mais de 200 km/h. O propulsor estĆ” acomodado em um chassi de aƧo tubular e acoplado a um conjunto de tecnologias como o acelerador eletrĆ“nico, trĆŖs modos de pilotagem, freio ABS comutĆ”vel e Controle de TraĆ§Ć£o (TTC) de fĆ”brica. O tanque de combustĆ­vel tem capacidade para 19 litros de gasolina, o que lhe dĆ” uma autonomia prĆ³xima de 400 quilĆ“metros em viagem, segundo o fabricante.

Para aqueles que gostam de andar um pouco mais fora da estrada, a Tiger 800 XCa oferece uma sĆ©rie de caracterĆ­sticas focadas na pilotagem off-road, como a suspensĆ£o dianteira e traseira que oferece maior curso para enfrentar terrenos difĆ­ceis. Para sentir mais a mĆ”quina na “mĆ£o”, o piloto pode desligar o ABS ou personalizar sua escolha atravĆ©s dos trĆŖs modos de pilotagem avanƧados. Quando o modo off-road Ć© selecionado, por exemplo, o ABS Ć© desabilitado para a roda traseira e o sistema tambĆ©m permite, em algum nĆ­vel, o travamento da roda dianteira.

E tem o sistema Triumph de Controle de TraĆ§Ć£o que corta o torque do motor, evitando que a roda traseira perca a aderĆŖncia lateral, proporcionando mĆ”ximo controle tanto na estrada como em terrenos off-road. No modo “off-road”, o controle de traĆ§Ć£o permite maior deslize da roda traseira em comparaĆ§Ć£o ao modo “estrada”. Se quiser, o piloto pode desligar o controle de traĆ§Ć£o.

Foto: FƔbio Mello




O piloto tambĆ©m pode escolher entre quatro diferentes mapas de aceleraĆ§Ć£o, de acordo com suas preferĆŖncias e condiƧƵes climĆ”ticas. Em todos os casos, o motor fornece potĆŖncia mĆ”xima, mas o piloto precisa de diferentes acionamentos do acelerador para obter a mesma resposta.

O modo “chuva”, por exemplo, reduz a resposta da aceleraĆ§Ć£o para evitar derrapagem. JĆ” o modo “esportivo” proporciona uma resposta mais agressiva e rĆ”pida. No modo “off-road”, a aceleraĆ§Ć£o Ć© otimizada para encarar trilhas e terrenos nĆ£o pavimentados. O modo “estrada” Ć© a configuraĆ§Ć£o padrĆ£o, oferecendo uma aceleraĆ§Ć£o extremamente linear e suave para as condiƧƵes do dia a dia.

Para fazer estas mudanƧas, basta o piloto acionar um botĆ£o no painel e pressionar a embreagem. Esta aĆ§Ć£o configura automaticamente o sistema de freios ABS, o controle de traĆ§Ć£o e os mapas de aceleraĆ§Ć£o, mesmo com a moto em movimento.







A Tiger tambĆ©m oferece trĆŖs modos de pilotagem: estrada, off-road e programĆ”vel. Este Ćŗltimo modo Ć© completamente ajustĆ”vel e permite ao piloto estabelecer suas prĆ³prias preferĆŖncias para o sistema de freios ABS e controle de traĆ§Ć£o e selecionar um dos quatro mapas de aceleraĆ§Ć£o disponĆ­veis.

Outra inovaĆ§Ć£o do modelo Ć© o controle de velocidade de cruzeiro (piloto automĆ”tico) – Ć© a primeira motocicleta da categoria equipada com este recurso. Ɖ um item de sĆ©rie muito Ćŗtil em longas viagens, reduzindo o cansaƧo do piloto e melhorando o consumo de combustĆ­vel.

A Tiger 800 tambĆ©m vem equipada, de sĆ©rie, com computador de bordo que fornece ao piloto informaƧƵes como tempo de viagem, velocidade mĆ©dia, autonomia e consumo instantĆ¢neo de combustĆ­vel.
Sem dĆŗvidas, Ć© uma mĆ”quina perfeita para uma viagem ou um passeio de final de semana numa estrada de terra.


Foto: FƔbio Mello

A Tiger 800XCa oferece trĆŖs modos de pilotagem: estrada, off-road e programĆ”vel

PRIMEIRA IMPRESSƃO

A semana em que retirei da Tiger 800 XCa da ConcessionĆ”ria Triple, em Campinas, foi perfeita para avaliar todos os “mimos” que ela oferece. Fez muito frio, entĆ£o usei e abusei do sistema de aquecimento dos bancos e das manoplas. VocĆŖ pode escolher entre quente e muito quente com um simples toque no botĆ£o.


Tudo funcionou perfeitamente e ajudou muito a amenizar o frio noturno. Por falar em noite, o sistema de iluminaĆ§Ć£o da Tiger Ć© fantĆ”stico. AlĆ©m dos potentes farĆ³is duplos, os de neblina nĆ£o estĆ£o ali como enfeite, eles iluminam mesmo.

O designer da Tiger Ć© ultramoderno e chama a atenĆ§Ć£o por onde passa. Seu porte parrudo mostra que ali tem motor e forƧa para encarar qualquer obstĆ”culo, seja na terra ou na estrada. E tem o controle de traĆ§Ć£o que nĆ£o deixa a roda traseira sair do prumo. A qualquer sinal de derrapagem, ele controla a rotaĆ§Ć£o. Seu potente motor exige poucas reduƧƵes de marcha (o cĆ¢mbio Ć© preciso e macio) e na estrada, ela sobe rapidinho de 80 km/h para mais de cento... e alguma coisa.

As aceleraƧƵes sĆ£o vigorosas e suaves, alĆ©m de transferir pouca vibraĆ§Ć£o ao motociclista. A Triumph diz que a mĆ©dia de consumo fica em torno de 23km/l, em tocada leve. JĆ” na avaliaĆ§Ć£o feita pelo Correio, a mĆ©dia ficou em torno de 17km/l.






O ronco do motor Ć© agradĆ”vel e Ć s vezes parece atĆ© que uma turbina Ć© acionada. No trĆ¢nsito pesado, o motorzĆ£o joga um belo calor, mas Ć© sĆ³ afastar um pouco as pernas que o calor se dissipa. A moto tem atĆ© piloto automĆ”tico. Ideal para viagens ou vias com muitos radares. Basta acionar a velocidade desejada e pronto.


E para quem gosta de tecnologia, a Tiger oferece vastos recursos. O painel Ć© completo, com pacote de instrumentos multifuncional de LCD, velocĆ­metro digital, computador de bordo, tacĆ“metro analĆ³gico, indicador de marcha, medidor de combustĆ­vel, indicador de serviƧo, indicador de temperatura ambiente, dos modos de pilotagem e relĆ³gio. AlĆ©m disso tem embreagem e alavancas de freio ajustĆ”veis, cavalete central, trĆŖs saĆ­das de 12V, e para-brisa ajustĆ”vel de sĆ©rie. Enfim, a Tiger 800 XCa Ć© um convite para uma longa e agradĆ”vel aventura.

Nenhum comentƔrio:

Postar um comentƔrio

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opiniĆ£o, recado, bronca, dicas...

Bottom Ad [Post Page]