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A Monster 821 Ʃ uma mƔquina fƔcil de manobrar, tem boa estabilidade e prazerosa de pilotar
A Monster 821 Ć© Ć”gil no trĆ¢nsito, fĆ”cil de pilotar, estilosa e tem potĆŖncia de sobra. Ela carrega no DNA 20 anos de investimentos em engenharia, design e experiĆŖncia da fabricante Ducati, o que lhe garante potĆŖncia e excelente estabilidade tanto na estrada como no trĆ¢nsito urbano.
Ɖ difĆ­cil descrever o que mais chama atenĆ§Ć£o na Ducati Monster 821. Pode ser o farol estiloso, a cor vermelha vibrante, ou o ronco apaixonante que sai do motor. O fato Ć© que por onde o raio vermelho passa, atrai os olhares.
Ɖ “vero” que os italianos se esmeram em criar belas mĆ”quinas sobre duas ou quatro rodas, e a Monster 821 (agora fabricada em Manaus) nĆ£o foge Ć  regra. Apresentada com quadro e tanque na cor Vermelho Ducati e rodas pretas, ela impressiona pela beleza e robustez. A naked da fabricante italiana Ć© o que se pode chamar de estilosa, Ć”gil no trĆ¢nsito e veloz na estrada. Ć€ primeira vista, o motor aparente e o porte encorpado da moto impressionam, mas basta sair acelerando para perceber que a fera Ć© “domesticĆ”vel”.
A mĆ”quina vem equipada com a segunda geraĆ§Ć£o do motor Testastretta 11° (cabeƧa estreita), que oferece 112 cv a 9.250 rpm, um torque mĆ”ximo de 9,1kgm a 7.750 rpm. Ɖ o mesmo motor utilizado na linha Hypermotard. Com dois cilindros em “L” que produzem 821 cilindradas, oito vĆ”lvulas e refrigerado a Ć”gua, Ć© um dos melhores motores da empresa.
Ela Ć© Ć”gil e fĆ”cil de manobrar no trĆ¢nsito
E para controlar o sangue quente italiano, a Ducati criou trĆŖs modos de pilotagem — “Sport”, “Touring” e “Urban” —, mas que podem ser alterados a gosto e responsabilidade do piloto. Sim, porque eles controlam o sistema de freios ABS em trĆŖs nĆ­veis e o controle de traĆ§Ć£o em oito nĆ­veis. O modo urbano estĆ” configurado para usar o mĆ”ximo do ABS e do controle de traĆ§Ć£o. Ɖ aquela pilotagem tranquila. JĆ” quem quer sentir a mĆ”quina no braƧo, deve puxar o “Sport”, que deixa o ABS e o controle de traĆ§Ć£o no mĆ­nimo. Ɖ veneno nas veias. JĆ” o sistema “Touring” Ć© para pegar estrada com tranquilidade, seguranƧa e bastante potĆŖncia. Para segurar essa cavalaria, a Ducati implantou o sistema de freios da Brembo com controle Bosch ABS.
O painel com display LCD Ʃ compacto e exibe rpm de 0 a 12 mil em um grƔfico de barras na parte superior, com a velocidade indicada de forma destacada no centro da tela. Quando a gasolina entra na reserva, uma contagem regressiva Ʃ iniciada, indicando quantos quilƓmetros faltam para ela acabar de vez. O tanque de combustƭvel, com capacidade para 17,5 litros, na cor vermelha, Ʃ o responsƔvel pela silhueta mais robusta da moto.




A altura do assento pode ser regulada em cinco centĆ­metros e a capa do assento da garupa Ć© removĆ­vel. Outro detalhe que chama a atenĆ§Ć£o Ć© o escapamento. A motocicleta traz seĆ§Ć£o do cabeƧote do escapamento de 50-52 mm e sistema 2-1-2 com tamanhos iguais que maximizam a potĆŖncia. JĆ” o farol, compacto, usa iluminaĆ§Ć£o principal em halogĆŖnio com luzes diurnas de Led em ambos os lados do farol e iluminaĆ§Ć£o completa em Led na lanterna traseira e luzes de freio.


PRIMEIRA IMPRESSƃO
Foram pouco mais de 150 quilĆ“metros rodados e confesso que fiquei impressionado com a “monstrinha”. Vinha de uma Yamaha com a mesma cilindrada, mas quase que incontrolĆ”vel. Achei que fosse encontrar uma Ducati tambĆ©m “xucra”. Mas que nada, apesar de toda sua potĆŖncia, ela Ć© fĆ”cil de controlar graƧas Ć  tecnologia embarcada, tanto no trĆ¢nsito urbano como na estrada. Claro, na cidade, o motor, apesar de dĆ³cil, fica louco para “pular”, mas ele se controla e obedece fielmente aos comandos. JĆ” na estrada, ela se sente em casa. Ronca bonito e vai embora. AliĆ”s, o ronco dela Ć© um estĆ­mulo para acelerar cada vez mais. O cĆ¢mbio de seis marchas Ć© suave, sem tranco nas trocas, graƧas ao acionamento hidrĆ”ulico com sistema deslizante.
A integraĆ§Ć£o ergonĆ“mica entre piloto e moto Ć© bastante boa. Claro que a falta de carenagem nĆ£o livra o piloto do vento da cara, mas estamos numa naked. Na avaliaĆ§Ć£o feita pelo Correio em trechos de estrada e cidade, o computador de bordo apresentou a mĆ©dia de 18km/l.
Nos contras, posso dizer que senti falta de um indicador de marchas no painel e tambĆ©m tive certa dificuldade em encontrar o neutro entre a 1ĀŖ e 2ĀŖ marcha. O calor que sobe do motor quando ela Ć© muito exigida no trĆ¢nsito pesado incomoda um pouco. Mas nada disso tira o charme da motocicleta.
A Monster Ʃ uma mƔquina fƔcil de manobrar, tem boa estabilidade, prazerosa de pilotar, tanto que no primeiro quilƓmetro percorrido me fez sentir seguro e Ơ vontade com ela. E Ʃ isso que interessa.


DUCATI NO BRASIL
Fundada em 1926, a Ducati produz motocicletas de inspiraĆ§Ć£o esportiva desde 1946. Suas motocicletas sĆ£o caracterizadas pelos motores “desmodrĆ“micos” de alta performance, pelo design inovador, pela tecnologia de ponta e pela paixĆ£o que desperta em seus fĆ£s. A linha de motocicletas Ducati Ć© dividida em famĆ­lias que incluem: Diavel, Hypermotard, Monster, Multistrada, Streetfighter e Superbikes.
Esses Ć­cones do “made in Italy” sĆ£o vendidos em mais de 90 paĆ­ses. Criada em 2012, a subsidiĆ”ria brasileira iniciou suas operaƧƵes comerciais em junho de 2013, com a inauguraĆ§Ć£o de sua primeira loja. Atualmente, conta com dez concessionĆ”rias, sendo uma em Campinas, na Avenida Brasil, 342.
Painel com display LCD oferece os instrumentos necessĆ”rios, como o grĆ”fico de barras na parte superior que indica a rpm, controles de traĆ§Ć£o e ABS, e hodĆ“metros total e parcial; jĆ” o farol usa iluminaĆ§Ć£o principal em halogĆŖnio com luzes diurnas de Led; design italiano e a tecnologia embarcada na Monster 821 garantem facilidade para manobrar, seguranƧa e confianƧa ao piloto

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